quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Francês 8º/9º/10º ano

Ficha Formativa
Revisões Conteúdos

Tempos Verbais

Presente do Indicativo


Presente do Indicativo


Terminações
Exemplo

Je
- e
Verbo Habiter
Tu
- es
J’
Habite
Il/Elle/On
- e
Tu
Habites
Nous
- ons
Il/Elle/On
Habite
Vous
- ez
Nous
Habitons
Ils/Elles
- ent
Vous
Habitez


Ils/Elles
Habitent


Verbo Avoir
J’
Ai
Tu
As
Il/Elle
A
Nous
Avons
Vous
Avez
Ils/Elles
Ont
Verbo Etre
Je
Suis
Tu
es
Il/Elle/On
est
Nous
Sommes
Vous
Etes
Ils/Elles
Sont

















Futuro Simples


Presente do Indicativo


Terminações
Exemplo

Je
- ai
Verbo Habiter
Tu
- as
J’

Il/Elle/On
- a
Tu

Nous
- ons
Il/Elle/On

Vous
- ez
Nous

Ils/Elles
- ent
Vous



Ils/Elles

Excepções
Etre
Je serai
Avoir
J’aurai
Aller
J’ irai
Faire
Je ferrai
Venir
Je verrai
Savoir
Je saurai



Passe Composé
·         Verbo être ou avoir no presente do indicativo + verbo principal no passe composé
Verbos que se conjugam com o verbo être:

·         aller: Je suis allé.
·         venir: Je suis venu.
·         entrer: Je suis entré.
·         sortir: Je suis sorti.
·         naître: Je suis né.
·         mourir: Je suis mort.
·         arriver: Je suis arrivé.
·         partir: Je suis parti.
·         retourner: Je suis returné.
·         passé par: Je suis passé par.
·         rester: Je suis resté.
·         tomber: Je suis tombé.
·         monter: Je suis monté.
·         descendre: Je suis descendu
Determinantes:

Determinantes Definidos e Indefinidos:
Déterminants
Singulier
Pluriel
Masculin
Féminin
Masculin
Féminin
Définis
le / l'
la / l'
les
Indéfinis
un
une
des



Os determinantes acompanham sempre o nome que designam. São, por isso, colocados antes do nome.
Nota: sempre que um substantivo do singular começar por uma vogal ou por h "mudo" (ex:ami, école, homme) deve ser utilizada a forma elidida do determinante, isto é l'.
Ex: Voici l'amie de Bruno./ C'est l'école à Bruno./ L'homme à droite est le père de Bruno


Determinantes possessivos
Possesseurs
Singulier
Pluriel
Masculin
Féminin
Masculin
Féminin
Je
mon
ma
mes
tu
ton
ta
tes
il, elle, on
son
sa
ses
nous
notre
nos
vous
votre
vos
ils, elles
leur
leurs












Joana Silva

 

2 comentários: