terça-feira, 25 de outubro de 2011

Português 4º/5º anos

Teste de Língua Portuguesa 5º ano

1. Lê atentamente o texto e todas as perguntas:

O Sol e o Menino dos pés frios
Os dois irmãos sabiam que há muito tempo a casa estava abandonada. E olhavam-na, de longe, com encanto.
- Maria! Se lá estivesse um tesouro…?
- Um tesouro…?! Tu disseste um tesouro, Joaquim?
_ Ouvi dizer que naquela casa havia um tesouro escondido…
Maria olhou para o irmão com os olhos a brilhar. A brilhar muito. Os olhos de Maria eram muito lindos, porque estavam cheios de sonho.
O que é um tesouro? Muito ouro? Muita prata? Brilhantes? Safiras cor de mar? Esmeraldas verdes como uma árvore jovem sobre a água? Talvez estrelas, até. Estrelas que pudessem caber nas nossas mãos sem nos queimarmos. Pérolas brancas de leite para um lindo colar…·E Maria pediu ao irmão:
- Vamos lá ver, se há o tesouro, vamos?
- Nós?
- Então… Não queres?!
- Se quero!
- Mas não haverá mal? A nossa mãe…
«…e o nosso pai…» – pensou Maria.
Mas os olhos de Maria poisavam nos olhos de Joaquim. E os olhos de Joaquim tão lindos também! – nos de Maria.
E um sonho no meio deles – o tesouro!
Maria e Joaquim não acreditam em bruxas nem em fadas. Nem em dragões. Mas acreditam em tesouros!
E deram a mão um ao outro. E saíram, devagarinho, em silêncio, até à velha casa.
Esta ficava no meio de um bosque, abandonada.
Ambos estavam receosos. Não é vergonha ter medo. O medo é tão natural como a coragem. Vergonha é não vencer o medo, quando o devemos vencer.
Matilde Rosa Araújo




Interpretação de Texto:
1. Completa:
A autora do texto é:
O nome da obra a que pertence este texto é:


2. Qual é o nome das crianças referidas no texto?

3. O menino e a menina eram:
• primos. • irmãos. • vizinhos.


4. Estas crianças acreditam em bruxas e fadas?


5. Segundo o texto, em que acreditam?


6. A casa que as encantava estava abandonada há muito ou pouco tempo?


7. O que pensavam as crianças que poderia haver naquela casa?


8. As duas crianças depressa compreenderam que tinham o mesmo sonho. Qual era?


9. Onde se situava a casa?


10. Na tua opinião, porque é que as crianças deram as mãos?


11. Transcreve do texto cinco palavras ou expressões que indicam o que poderá ser o tesouro.


12. Inventa um título para o texto que acabaste de ler.


13. Retira do texto:
a) Um nome próprio:
b) Um nome comum:
c) Um verbo:
d) Um adjectivo :
e) Uma palavra com uma só sílaba e classifica-a:
f) Uma palavra com duas sílabas e classifica-a:
g) Uma palavra com mais de duas sílabas, classifica-a:

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